terça-feira, 9 de junho de 2009

Festas junias no nordeste


Está tudo pronto para os festejos em homenagem aos santos do mês
Elas "brigam" para fazer o maior e mais animado São João do País - e do mundo. Todas fazem questão de divulgar que são a maior cidade do interior nordestino. Apesar da rivalidade, o que realmente interessa é que elas lutam para preservar a tradição e a cultura de seus moradores. Junho chegou e é tempo de dançar quadrilha, pular fogueira, fazer simpatias, pendurar bandeirinhas, comer canjica, pipoca, milho assado e outras delícias típicas. É o mês delas, afinal.
Campina Grande, na Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; Mossoró, no Rio Grande do Norte e Aracaju, em Sergipe, entre outras cidades do país, se transformam em imensos arraiais. Elas já abriram os portões para receber os festeiros e fazem de tudo para não perder essa grande manifestação cultural, que entra na lista das maiores festas em seus respectivos estados. E não se esquecem de exaltar a devoção aos santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Para garantir a animação desses arraiais e listar algumas das meras coincidências entre um e outro, vejamos: Elba Ramalho está na extensa lista da programação das quatro cidades citadas. Além da cantora, todas calculam que receberão, em média, 1 milhão de pessoas em junho. tanto Mossoró quanto Campina Grande fazem a engraçada corrida de jegue, embora seja levada a sério e tenha de respeitar muitas regras. Mas, para mostrar que não há rixa entre elas, Campina Grande e Caruaru, por exemplo, vão participar uma da festa da outra.
Seja o forrócicleta, a corrida de bicicleta de Mossoró, o animado Trem do Forró de Campina Grande, o gigantesco cuscuz de Caruaru - que entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, em 1996 - ou o ônibus que leva turistas para um city tour por Aracaju antes de seguirem para o arraial, há sempre bons motivos para participar dessa comemoração. A programação é bem extensa e há opções para todos os gostos. Escolha a que você mais gostar - ou vá a todas.
---------------------------------------------------------------------------------
A paraibana Campina Grande se transformou num gigantesco arraial para apresentar a 22ª edição do seu Maior São João do Mundo, que segue até 4 de julho, no Parque do Povo. Para a véspera de São João, dia 23, está marcado show de Elba Ramalho. Outro ponto de agito é o trem do forró - a animação fica por conta de bandas de pífanos. Dançarinos ajudam os passageiros mais tímidos a entrar no "arrasta-pé", num percurso de 12 quilômetros. As ilhas de forró são outra alternativa para quem vai curtir a noite. No dia 24, estão programados shows de Zé Ramalho, Antonio Barros e Cecéu, Biliu de Campina e Elino Julião, entre outros. Na festança, o jegue é uma atração à parte. Neste ano, a corrida do animal chega à 14ª edição e sai no dia 27, às 9 horas. Informações: (0xx83) 342-6044 -
http://www.pmcg.pb.gov.br/noticias/junino.htm
Bandeirinhas e balões gigantes iluminados enfeitam as principais ruas de Caruaru, em Pernambuco. A cidade está com tudo pronto para arrastar e seduzir quem for conferir atrações como o Festival de Fogueteiros e de Baloeiros, as engraçadas drilhas e as comidas gigantes, pontos altos das comemorações. Mais de cem atrações foram organizadas para divertir o público, que também conta com o reforço de 72 grupos pés-de-serra e quatro novos pólos de atração. Este ano, o desfile da 12ª edição de O Maior Cuscuz do Mundo - que leva 600 quilos de flocos de milho, 200 litros de leite, 300 quilos de margarina, 300 quilos de carne de charque, 12 quilos de sal e 600 litros de água para o preparo, numa cuscuzeira de 4, 20 metros de altura - diminuirá o percurso e partirá da Praça Coronel Porto, com destino ao Alto do Moura. Na lista das comidas gigantes, entram também bolo de milho, tapioca e pé-de-moleque com 10 metros de comprimento - cujo preparo demora oito dias. Informações: (0xx81)3701-1533 - http://www.saojoaodecaruaru.com
O comboio junino de Mossoró, no Rio Grande do Norte, já está nas ruas e espera receber mais de 1 milhão de pessoas para um dos maiores eventos populares daquele estado e que segue até o Dia de São Pedro (29). Para se ter uma idéia, a prefeitura dobrou a área da festa, para 48 mil metros quadrados. Mais de cem grupos musicais regionais e nacionais vão se apresentar nesse período. Entre eles, Chiclete com Banana, no dia 16, Elba Ramalho e Elino Julião, dia 21, e Zezé di Camargo e Luziano, no dia 24. O espetáculo Chuva de Balas no País de Mossoró, que conta a história da resistência da cidade ao bando de Lampião, será encenado, diariamente, a partir de quinta-feira, o Adro da Capela de São Vicente, às 21 horas. E quem pensa que o jegue, considerado o animal-símbolo do sertão nordestino ficaria de fora...Não deve perder, no dia 20, a Fórmula Jegue, uma irreverente prova no "jegódromo", montado na área da Feira do Bode. Outra competição é a 8ª edição da Forrócicleta, passeio ciclístico marcado para o dia 26. Informações: (0xx84)315-5174 - http://www.mossoro.rn.gov.br
A contagem regressiva para o Forró Caju, em Aracaju, está chegando ao fim e o coração dos sergipanos bate cada vez mais forte aguardando a abertura, no dia 17. Coloridas bandeirolas já enfeitam a Praça Hilton Lopes, que será palco de toda a festa. As avenidas principais também serão decoradas para lembrar que o clima de São João está no ar. Em poucos dias, a igrejinha, que faz parte da figuração, estará completamente iluminada com as lamparinas - que também envolvem a imagem da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição. No altar, destaque para as imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro, símbolos dos festejos juninos, que também estarão iluminados. Como não poderia deixar de ser, o Forró Caju é a maior festa popular do estado. Serão 130 shows - 101 de artistas sergipanos - até o dia 29. Calcula-se que cerca de 100 mil pessoas vão circular diariamente entre os mercados Albano Franco e Tales Ferraz. A expectativa é que nas vésperas de São João (dia 23) e de São Pedro (dia 29), o número de visitantes dobre por causa dos shows. No dia 23, por exemplo, sobem ao palco Elba Ramalho, Dominguinhos, Alceu Valença e Zé Ramalho e, no dia 24, os cantores Fagner e Geraldo Azevedo. Para quem não conhece a cidade, a dica é entrar na Marinete do Forró, um ônibus que levará turistas para um passeio pelos principais pontos da capital, todos os dias, no fim da tarde. Lá dentro, um trio pé-de-serra anima os visitantes. Como diriam os sergipanos, esta é uma festa democrática, que atrai tanto os "pés-inchados" (forrozeiros desafortunados), quanto os "mauricinhos" da cidade. Informações: http://www.aracaju.se.gov.br
Texto e Fotos retirados do Caderno Viagem do jornal "O Estado de São Paulo" do dia 08/06/20

4 comentários:

  1. Gostei bastante do blog.. com cores relaxantes e um conteúdo de primeira! Portalzinho 10!! Um abraço a todos e continuem postando coisas que engrandeçam nossa região!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Todos deveriam tomar uma iniciativa similar a essa... Usar o meio de tecnologia para inovar, engrandecer e explorar fatos importantes e históricos! Vale muito! É rico àquele que aprende a utilizar a internet de forma inteligente. Adorei o blog, parabéns e continuem explorando mais e mais!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ir pra Caruaru!!hehehe
    Bem, aqui em PE as festas juninas são mesmo um acontecimento.Tanto q semana q vem é feriado por aqui...
    Adorei o blog, ficou bem legal!Depois vou fuçar mais!

    ResponderExcluir