quarta-feira, 10 de junho de 2009



História da região Nordeste do Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História do Brasil
Regionais
Centro-Oeste NordesteNorte Sudeste Sul
A história da região Nordeste do Brasil tem início com a chegada de Cabral ao litoral baiano. O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, posteriormente pelos índios, que antes da colonização ajudavam os europeus na extração do pau-brasil em troca de especiarias, era o escambo; mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo eliminados, devido as constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.

Engenho de cana-de-açúcar.
A região foi o palco do descobrimento (termo utilizado para se referir ao início do processo de colonização do Brasil), os primeiros colonizadores foram os portugueses que chegaram no dia 22 de abrilde 1500, ao comando de Pedro Álvares Cabral, na atual cidade dePorto Seguro, no estado da Bahia.
Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de roubar aquela madeira tão apreciada na Europa.
Durante o período colonial, no século XVI, a resistência quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, atual território deAlagoas, nos vários mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de 20 mil pessoas. Mas somente em 1694 é que o Macaco, "capital" de Palmares, foi finalmente tomado e destruído, depois de intensa perseguição, Zumbi dos Palmares foi finalmente capturado e teve sua cabeça degolada e exposta em praça pública no Recife.
A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava, estrategicamente, localizada em um ponto médio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralização do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade açucareira é até hoje a principal atividade agrícola da região.

[editar]Migração nordestina
Ver artigo principal: Migração nordestina

Maceió - Alagoas.
Devido principalmente ao problema da seca na região do sertão brasileiro, somados com o grande descaso dos governantes e a maior oferta de empregos de outras regiões principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, em especial na região Sudeste, a migração nordestina tem sido destaque na migração nacional. — Mas, na última década, devido à superpopulação nas grandes cidades, os empregos diminuíram, a qualidade da educação piorou e a renda continuou mal distribuída, fazendo com que a maioria dos nordestinos e descendentes que antes migraram pela falta de recurso, continuassem com estrutura de vida precária. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vidamelhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, acaba encontrando o contrário, além de sofrer preconceito social no dia-a-dia.

3 comentários:

  1. muito legal o blog...
    eh bom pra o ceara e para o nordeste inteiro

    ResponderExcluir
  2. Blog muito interessante.
    bom pra pesquisa,cultura.
    Legal esse trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, bela iniciativa.

    ResponderExcluir